Trancamento de matrícula | DRCA

Trancamento de matrícula



Fundamentação: Res.65/2000, de 10/02/2000 do CEPE.

O trancamento de matrícula pode ser total ou extemporâneo e valerá somente por um semestre letivo:

A - Trancamento de Semestre

É a suspensão de todas as atividades acadêmicas, a pedido do aluno, no período fixado no Calendário Acadêmico. O trancamento será permitido  por 04 (quatro) semestres  consecutivos ou não. Caso ultrapasse este limite, o aluno perderá o vínculo com a Universidade.

B - Trancamento Extemporâneo

 

Em situações classificadas como “casos de força maior”,  serão  analisadas e julgadas solicitação de trancamento de Matrícula, de alunos dos Cursos de Graduação da UFRPE, fora do prazo previamente estabelecido em Calendário Letivo.

 

Fundamentação: Res.298/03, de 07/10/2003 do CEPE.

 

O trancamento de matrícula extemporânea poderá ser requerida pelo aluno ao DRCA, quando se verificar uma das seguintes situações:

 

I - Por motivo de trabalho (remoção/viagem administrativa delongadas) devidamente comprovada documentalmente e com determinação superior posterior à data prevista no Calendário Letivo; 

II - Por motivo de doença, ou problema de saúde de qualquer natureza comprovada pela anexação de avaliação ou atestado médico com Código de Identificação da Doença (CID), cujas informações indiquem claramente a limitação da capacidade de aprendizagem; 

III - Por motivo de prestação de Serviço Militar obrigatório cuja convocação pública devidamente comprovada tenha sido efetuada fora do prazo de trancamento de matrícula estabelecido em Calendário Letivo; 

IV - Outros motivos julgados pertinentes pela Administração Superior

 

Documentação exigida: Requerimento a Diretoria do DRCA, dentro do prazo determinado pelo Calendário Acadêmico, anexando comprovante da justificativa apresentada para a solicitação ( Comprovante de Trabalho, Parecer Médico, etc)

C - Trancamento Vinculo

  A matrícula vínculo com a UFRPE será assegurada aos discentes, que deixaram de efetivar matrícula ou trancamento de período, no segundo semestre de cada ano letivo. Será realizada automaticamente no final do segundo semestre de cada ano letivo, para alunos não matriculados, através de uma rotina executada pelo Sistema SIG@, em data definida pelo DRCA.

A matrícula vínculo também será permitida aos discentes ativos, que efetivaram ou não a matrícula ou trancamento no primeiro semestre. Para tanto o interessado deverá formalizar o pedido de matrícula vínculo, dirigido ao Diretor do DRCA - Departamento de registro e Controle Acadêmico, devidamente justificado, respeitando data prevista em calendário, dentro do período compreendido para o cancelamento de disciplina e trancamento de semestre.

O discente poderá ter a concessão da matrícula vínculo por dois semestres no decorrer do curso, sempre no segundo semestre automaticamente, ou no primeiro semestre conforme orientado no segundo parágrafo.

O período de matrícula vínculo será contabilizado ao prazo máximo de integralização curricular.

D - Cancelamento de disciplina

É a suspensão das atividades acadêmicas requerida pelo aluno que está impossibilitado de cursar uma ou duas disciplinas do semestre, desde que permaneça matriculado no número mínimo de créditos permitidos pelo currículo do curso. Deve ser solicitado dentro do período fixado no Calendário Acadêmico